A disseminação de desinformação sobre a Ucrânia pode afetar a situação diz ONU
Uma alta funcionária da ONU diz que a disseminação de desinformação sobre a Ucrânia poderia afetar negativamente os processos de tomada de decisão dos países envolvidos e o sentimento público.
Melissa Fleming, Subsecretária Geral da ONU para Comunicações Globais, está, agora, de visita ao Japão. Ela falou com a NHK em Tóquio na terça-feira (6).
Referindo-se à invasão russa da Ucrânia, Fleming disse que a desinformação sempre foi usada, especialmente em guerras. Ela observou que as plataformas de mídia social permitiram que a informação e a desinformação se espalhassem a uma “velocidade incrível” e para lugares muito distantes.
Fleming também disse que há muitas narrativas falsas sobre quem é o culpado pela guerra.
Ela falou de “narrativas perturbadoras” a respeito dos refugiados ucranianos nos países vizinhos. Ela disse que eles eram culpados pelo aumento dos preços dos alimentos, despedaçando as famílias locais e outros assuntos. Ela disse que as acusações não são verdadeiras. Ela advertiu que tal desinformação poderia tornar os países vizinhos relutantes em acolher refugiados.
Quanto à plataforma de mídia social Twitter, ela disse que tem havido um enorme aumento no discurso de ódio e racismo desde que foi comprada por Elon Musk. Musk restabeleceu as contas suspensas do Twitter, depois que ele assumiu a empresa.
Fleming ressaltou que informações prejudiciais podem ser divulgadas sem qualquer moderação, especialmente em países em desenvolvimento.
Fleming disse que, como contra-medida contra a desinformação, as Nações Unidas tentarão fornecer informações diretamente aos jovens na Internet.
Ela também disse que a ONU usará “influenciadores” para disseminar informações em várias línguas nas mídias sociais.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am