Zelenskyy acusa o Irã de ‘mentir’ sobre o fornecimento de drones à Rússia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, pediu que o governo iraniano fosse responsabilizado, depois que Teerã admitiu fornecer drones à Rússia.
O Ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, disse, no sábado, que o Irã “forneceu um número limitado de drones à Rússia, meses antes da guerra da Ucrânia”.
É a primeira vez que o Irã reconhece ter enviado drones para a Rússia, mas Zelenskyy qualificou a cronologia de Teerã como uma “mentira”.
Ele disse, em uma mensagem de vídeo, no sábado, que o Irã alegou que os drones haviam sido enviados antes da invasão russa, mas as forças ucranianas “abateram pelo menos dez drones iranianos todos os dias”.
Ele prosseguiu dizendo: “Não existirá tal coisa no mundo moderno, que nenhum dos terroristas ou seus cúmplices permaneçam impunes”.
O Ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse aos repórteres, na sexta-feira, que o Irã planeja enviar à Rússia 1.500 a 2.400 zangões, mas Moscou ainda não os recebeu todos.
O Irã havia negado, constantemente, as alegações de que havia fornecido drones usados para ataques na Ucrânia à Rússia.
A Ucrânia e os países ocidentais condenaram Teerã pelo que vêem como seu apoio à Rússia. As alegações levaram os Estados Unidos e as nações membros da UE a impor sanções ao Irã.
A Ucrânia permanece em alerta máximo para o uso continuado de drones de fabricação iraniana por parte da Rússia, uma vez que os ferozes combates continuam na Ucrânia oriental e em outras áreas.
O exército russo está, alegadamente, intensificando sua ofensiva contra Bakhmut, um dos redutos ucranianos na região oriental de Donetsk.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am