Ucrânia exige integridade territorial antes das negociações de paz
A Ucrânia reiterou que a restauração de sua integridade territorial é necessária para retomar as negociações de paz, ao mesmo tempo em que enfatiza que suas forças estão em um estado de defesa ativa.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse, em uma mensagem de vídeo, na segunda-feira, que as tropas ucranianas estão repelindo as forças russas em algumas partes do leste e do sul, principalmente na região de Donetsk.
Ele declarou as condições para entrar em negociações de paz com a Rússia, incluindo “restauração da integridade territorial”, “compensação por todos os danos causados pela guerra” e “punição de todos os criminosos de guerra”.
O Ministério da Defesa da Rússia disse, na terça-feira, que o chefe da defesa, Sergei Shoigu, inspecionou o posto de comando na Ucrânia.
O ministério divulgou um vídeo mostrando a ele um relatório do comandante militar, Sergey Surovikin, sobre a situação operacional atual. Surovikin também informou sobre o fornecimento de reservistas chamados através de mobilização parcial “com todos os tipos de subsídios e suprimentos”.
O vídeo foi, aparentemente, divulgado para melhorar o moral dos militares em meio às preocupações de que muitos dos reservistas morram após serem enviados para as linhas de frente sem treinamento e equipamento suficientes. Uma reportagem da mídia diz que mais de 500 deles – equivalente a um batalhão inteiro – foram mortos recentemente por bombardeios ucranianos no leste da Ucrânia.
O Ministério da Defesa britânico disse, na terça-feira, que a Rússia havia começado a construir estruturas de concreto anti-tanque conhecidas como “dentes de dragão” ao redor da cidade ucraniana ocupada do sul da Ucrânia, Mariupol.
E acrescentou: “Esta atividade sugere que a Rússia está fazendo um esforço significativo para preparar defesas em profundidade atrás de sua atual linha de frente”.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am

