Turquia tenta salvar o acordo de transporte de grãos Rússia-Ucrânia
Líderes mundiais estão se esforçando para salvar um acordo que entregaria alimentos para aqueles que mais necessitam. Eles estão pedindo ao presidente russo, Vladimir Putin, que retome os embarques de grãos para fora dos portos do Mar Negro.
No sábado, os russos se retiraram do acordo mediado pela Turquia e pelas Nações Unidas. Dizem que os drones ucranianos atingiram sua frota no porto de Sevastopol, na Crimeia. Eles criticaram os ucranianos por colocarem em risco os navios de grãos e suas escoltas russas.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, telefonou para Putin na terça-feira e pediu-lhe que revertesse sua decisão. Putin disse que considerará, uma vez que uma investigação dos ataques esteja concluída.
O Ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, falou com repórteres em Ancara e disse que medidas concretas devem ser tomadas para remover os obstáculos contra a exportação de grãos e fertilizantes tanto da Rússia como da Ucrânia. Ele disse que o mundo inteiro precisa desses produtos.
Cavusoglu acrescentou que Erdogan também fará um apelo ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy. Zelenskyy disse que confia em negociadores da Turquia e que a ONU será capaz de desarmar a “retórica” que está sendo lançada pela Rússia.
No campo de batalha, as tropas ucranianas retomaram o terreno no sul, que haviam perdido nos primeiros dias da invasão.
As autoridades instaladas pela Rússia na região de Kherson já evacuaram pessoas da margem ocidental do rio Dnipro. Agora, eles estão estendendo isso para a margem oriental. Dizem que as tropas ucranianas podem estar planejando atacar uma represa chave na tentativa de inundar as pessoas fora de suas casas.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am