Seul marca um mês desde o Halloween que deixou 158 mortos
Esta terça-feira (29), marca um mês desde a mortal multidão do Halloween na capital sul-coreana de Seul.
O incidente, no distrito de Itaewon, na capital, em 29 de outubro deixou 158 pessoas mortas, incluindo dois cidadãos japoneses. Outras 196 pessoas ficaram feridas.
Uma investigação, por uma equipe especial da polícia, está em andamento sobre funcionários suspeitos de negligência profissional resultando em morte e ferimentos.
Os investigadores apontaram uma falta de planos para garantir a segurança no dia do incidente. Disseram também que as autoridades foram lentas em responder às chamadas das pessoas no local.
A Yonhap News Agency disse que a equipe de investigação deve terminar de interrogar o ex-chefe da delegacia de polícia que supervisiona o distrito de Itaewon e outros altos funcionários esta semana. A polícia pode emitir mandados de prisão para alguns deles.
Espera-se abrir uma investigação separada no parlamento no próximo mês, em uma tentativa de chegar ao fundo da tragédia e evitar um incidente similar no futuro.
O principal partido da oposição, Democrata, está aumentando a pressão sobre a administração do Presidente Yoon Suk-yeol, exigindo que o Ministro do Interior e Segurança, Lee Sang-min, seja demitido, citando sua má administração do incidente.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am