Segundo surto de gripe aviária detectado em Kurashiki, no oeste do Japão
Autoridades da Prefeitura de Okayama, no oeste do Japão, detectaram um segundo surto de gripe aviária na cidade de Kurashiki.
Eles dizem ter identificado a cepa H5, altamente contagiosa e mortal, do vírus da gripe aviária após responderem a um relato de aves mortas em uma granja avícola na cidade, na quinta-feira (3).
Eles começaram a abater todos os cerca de 510.000 frangos na fazenda, na sexta-feira. Eles também estão planejando solicitar pessoal das Forças de Autodefesa para ajudar com o procedimento.
Este é o segundo surto da prefeitura nesta temporada, seguindo, um em outra granja em Kurashiki, no final de outubro. Este foi o primeiro surto confirmado do país em uma granja de frangos.
As autoridades da prefeitura proibiram o transporte de galinhas e ovos num raio de 3 km da fazenda. Também restringiram o transporte a partir da área em um raio de 10 quilômetros da granja.
Eles estão incitando os residentes a permanecerem calmos, dizendo que não houve relatos de pessoas no Japão contraindo gripe aviária de galinhas ou ovos.
Os surtos de gripe aviária são causados por um vírus transportado pelas aves que passam o inverno no Japão. O país tem visto infecções se espalhando a um ritmo excepcionalmente alto nesta estação.
Além dos dois em Kurashiki, foram confirmados surtos em fazendas na prefeitura de Hokkaido, na prefeitura ocidental de Kagawa e na prefeitura de Ibaraki, perto de Tóquio.
O Ministério da Agricultura diz que incluindo as galinhas da fazenda em Kurashiki, um total de quase 1,9 milhões terão sido abatidas nesta temporada.
- China sanciona subsidiárias de estaleiro sul-coreano nos EUA - 15 de outubro de 2025 8:16 am
- Estrangeiros treinam espírito samurai em Fukushima - 15 de outubro de 2025 3:33 am
- Nikkei despenca com crise política e tensão comercial - 15 de outubro de 2025 3:14 am