Recuperação do iene em relação ao dólar leva a diferentes perspectivas
Durante o fim de semana, o iene subiu acentuadamente em relação ao dólar. Os participantes do mercado estão observando de perto para ver se é uma tendência que, provavelmente, vai continuar.
A moeda japonesa mergulhou, contra o dólar, este ano, de cerca de 110 ienes para pouco mais de 150.
Mas uma grande inversão ocorreu no final da semana passada, com o iene subindo até sete ienes, para chegar a 138 para o dólar.
O gatilho para isso foram os dados de inflação dos EUA, divulgados na quinta-feira.
E o índice de preços ao consumidor de outubro cresceu menos do que o esperado. Cresceram as especulações de que a inflação estava caindo, e que a Reserva Federal poderia diminuir o ritmo de aumento das taxas de juros. Mas os especialistas estão divididos sobre se a valorização do iene criará raízes.
Ogawa Maki, analista do Grupo Financeiro da Sony, acredita que a inflação americana ainda não esfriou, e sente que a alta do iene foi excessiva. “A tendência de valorização do dólar em relação ao iene pode estar se aproximando de um pico a médio e longo prazo”, disse ela. “Mas eu acho que é muito cedo para dizer que o dólar-iene terá uma tendência de queda somente no último IPC”.
Sugisaki Koichi, da Morgan Stanley MUFG Securities, tem uma tendência mais alta. Ele diz que é mais provável que o iene suba no próximo ano, com os investidores do mercado prevendo uma desaceleração ou mesmo uma parada na alta das taxas americanas.
O iene estava sendo negociado em torno de 139 ienes para o dólar nesta segunda-feira (14).
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am