O primeiro-ministro japonês Kishida chega ao Camboja para a cúpula da ASEAN
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, chegou à capital cambojana de Phnom Penh, onde participará de uma cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN.
É o início de uma semana movimentada para o líder japonês, que exercerá sua diplomacia através de uma série de cúpulas regionais importantes e reuniões à margem.
Após a reunião da ASEAN, Kishida viajará para a ilha indonésia de Bali, para uma cúpula do Grupo das 20 nações. E na quinta-feira, ele estará em Bangkok, para uma reunião do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
A viagem de oito dias de Kishida inclui conversações trilaterais com o Presidente dos EUA Joe Biden e o Presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol.
Ele também realizará uma reunião presencial com Biden. E estão sendo feitos acordos para conversações bilaterais com Yoon e o presidente chinês Xi Jinping.
Kishida planeja transmitir a posição do Japão sobre uma série de questões como a invasão russa da Ucrânia e suas ameaças de uso de armas nucleares. Ele também reafirmará que tentativas unilaterais de mudar o status quo pela força são inaceitáveis em qualquer lugar, inclusive na Ásia.
Ele também pedirá cooperação para manter e aumentar a liberdade e a ordem internacional de acordo com o Estado de direito.
Em suas reuniões, Kishida transmitirá os planos do Japão de apoiar as nações do sudeste asiático em seus esforços para se recuperar economicamente da pandemia, para descarbonizar e para aumentar sua segurança alimentar.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am