Pesquisadores privados indicam que o PIB do Japão subiu no trimestre Jul-Set
Pesquisadores privados afirmam que a economia do Japão se expandiu no trimestre de julho a setembro. Mas eles dizem que o crescimento foi limitado devido ao fraco consumo.
Doze grupos de reflexão estimam que o PIB cresceu a uma taxa anualizada de 0,7% a 2,4% em termos reais, no período de três meses. Esse seria o quarto trimestre consecutivo de aumento.
Todos dizem que as exportações expandiram à medida que as restrições relacionadas à COVID-19 foram levantadas em Xangai e os embarques automotivos se recuperaram. Eles também compartilham a opinião de que os gastos de capital foram fortes em função da melhoria dos lucros corporativos.
Dez dos 12 pesquisadores dizem que os gastos dos consumidores cresceram. Eles atribuem isso às pessoas que gastam mais em restaurantes e hotéis durante as férias de verão depois que as restrições relacionadas à COVID-19 foram levantadas. Os gastos dos consumidores respondem por mais da metade do PIB. Mas eles dizem que o ritmo de crescimento dos gastos diminuiu à medida que os consumidores foram desencorajados pelo aumento dos preços.
A economia japonesa tem enfrentado muitos problemas, incluindo a rápida depreciação do iene, a inflação e uma desaceleração nas economias estrangeiras.
As incertezas permanecem sobre sua direção futura. Os números do PIB serão divulgados pelo governo em 15 de novembro.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am
















