Ministro da Defesa russo ordena que tropas se retirem de Kherson
O ministro da defesa russo, Sergei Shoigu, ordenou a retirada de suas tropas do lado ocidental do rio Dnipro, que inclui a cidade ucraniana do sul, estrategicamente importante, Kherson.
O Ministério da Defesa divulgou um vídeo de uma reunião sobre sua chamada “operação militar especial” na Ucrânia, que foi realizada na quarta-feira (9).
Durante a reunião, o General Sergei Surovikin, comandante das forças russas na Ucrânia, informou que suas tropas, no lado ocidental do rio, correm o risco de ficar isoladas. Ele disse que a melhor opção é organizar a defesa ao longo da margem oriental do rio.
Shoigu disse a Surovikin para iniciar a retirada das tropas e tomar todas as medidas para garantir a transferência segura de pessoal, armas e equipamentos através do rio.
Os militares russos afirmaram ter tomado o controle total de toda a região de Kherson em março, pouco depois de ter iniciado sua invasão da Ucrânia. Em setembro, o Kremlin anexou, unilateralmente, Kherson e três outras regiões.
As forças ucranianas intensificaram suas contra-ofensivas em direção à capital regional de Kherson, numa tentativa de retomar mais território da Rússia.
- Festival do sanma atrai multidão em Nemuro, Hokkaido - 28 de setembro de 2025 5:50 am
- OTAN ameaça abater jatos russos após novas incursões - 28 de setembro de 2025 5:37 am
- EUA devem limitar tarifa farmacêutica do Japão a 15% - 28 de setembro de 2025 5:30 am