Líderes da China e da Coréia do Sul mantêm conversações à margem do G20 em Bali
O presidente chinês Xi Jinping, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, realizaram conversações à margem da cúpula do G20 em Bali.
Os dois líderes se encontraram na ilha indonésia de Bali, nesta terça-feira, a primeira reunião de cúpula presencial entre os dois países, em cerca de três anos.
O Ministério das Relações Exteriores da China disse a Yoon que a China e a Coréia do Sul assumem importantes responsabilidades na manutenção da paz na região e na promoção da prosperidade do mundo.
O ministério diz que Xi acrescentou que a China está pronta para trabalhar com a Coréia do Sul para “manter, consolidar e desenvolver ainda mais as relações bilaterais”.
O gabinete presidencial sul-coreano afirmou que Yoon disse a Xi que é do interesse de seus países se comunicarem e cooperarem estreitamente um com o outro, e seu país trabalhará para um relacionamento maduro baseado no respeito mútuo.
Ele também disse que Yoon espera que a China desempenhe um papel mais ativo e construtivo ao exortar Pyongyang a se abster de lançar mísseis balísticos ou outras provocações.
O gabinete disse que Xi expressou esperanças de que a Coréia do Sul melhore, ativamente, as relações inter-coreanas.
O Ministério das Relações Exteriores chinês citou Xi como dizendo que os dois países deveriam se opor “à politização da cooperação econômica” e “praticar conjuntamente um verdadeiro multilateralismo”. A observação foi, aparentemente, feita com os Estados Unidos em mente, que está trabalhando para fortalecer os laços econômicos com seus aliados.
- População estrangeira cresce na maioria das cidades do Japão - 25 de dezembro de 2025 6:44 am
- Tailândia e Camboja retomam diálogo por cessar-fogo - 25 de dezembro de 2025 6:30 am
- Explosão em Moscou mata dois policiais e um suspeito - 25 de dezembro de 2025 6:26 am

