Kishida manifesta forte apoio à ASEAN Outlook
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, durante uma visita ao Camboja, expressou seu forte apoio à iniciativa conhecida como ASEAN Outlook on the Indo-Pacific. Ele se comprometeu a promover a cooperação com os parceiros regionais do Japão.
Kishida juntou-se, neste sábado (12), à ASEAN Plus Three Summit, na capital do Camboja, Phnom Penh, juntamente com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol.
Dirigindo-se à reunião, Kishida disse que a estrutura, que está marcando seu 25º aniversário, alcançou resultados em vários campos como cooperação financeira e segurança alimentar, e uma resposta conjunta a várias crises, incluindo o coronavírus chinês.
Ele disse que espera que a ASEAN Plus Three avance com um novo planejamento a partir do próximo ano, para implementar empreendimentos em novas áreas, incluindo a economia digital e o fortalecimento da agricultura.
Kishida expressou firme apoio às Perspectivas da ASEAN, que defende o respeito às leis internacionais e a transparência na região Indo-Pacífico. Ele disse que o Japão está pronto para avançar na cooperação em assuntos marítimos, infraestrutura de alta qualidade e segurança alimentar.
Durante a reunião, Kishida deve denunciar a invasão russa da Ucrânia e suas ameaças de uso de armas nucleares. Ele argumentará que nenhuma mudança unilateral do “status quo” pela força será tolerada na Ásia ou em qualquer outro lugar do mundo, e apelará para a manutenção da ordem internacional baseada na liberdade e no Estado de direito.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am