Kishida e Sunak concordam em cooperar sobre as sanções russas e questões bilaterais
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e seu homólogo britânico, Rishi Sunak, concordaram em coordenar, estreitamente, as sanções contra a Rússia, apoiando ao mesmo tempo a Ucrânia.
Durante seu telefonema na sexta-feira (4), Kishida parabenizou Sunak por ter se tornado primeiro-ministro e deu as boas-vindas ao aprofundamento das relações entre seus países, em vários campos. Sunak também expressou a esperança de estreitar os laços.
Os dois falaram sobre a necessidade de a comunidade internacional enviar uma mensagem clara de que as ameaças russas ao uso de armas nucleares são inaceitáveis.
Os líderes reafirmaram a cooperação ao lidar com os programas nuclear e de mísseis da Coréia do Norte, assim como seus sequestros de cidadãos japoneses. Pyongyang tem tomado ações provocativas, incluindo o lançamento de mísseis balísticos.
Eles concordaram em impulsionar os trabalhos para assinar o Acordo de Acesso Recíproco Japão-Reino Unido que estipularia como organizar exercícios conjuntos entre as Forças de Auto-Defesa do Japão e as forças militares britânicas.
Também concordaram em acelerar as conversações sobre a cooperação da Grã-Bretanha para desenvolver a próxima geração de aviões de combate para a Força Aérea de Autodefesa do Japão.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















