Japão realiza o primeiro desfile de frota internacional em 20 anos
A Força de Autodefesa Marítima do Japão, ou Maritime Self-Defense Force – JMSDF, realizou uma revisão da frota internacional, pela primeira vez em 20 anos, para marcar o 70º aniversário de sua fundação.
Vinte destroyers e submarinos da JMSDF, assim como 18 navios dos Estados Unidos, Coréia do Sul e 10 outros países participaram da revisão no domingo, na Baía de Sagami, ao sul de Tóquio.
Esta foi a segunda vez que a revisão da frota internacional foi realizada no Japão.
O Japão não convidou a Rússia para o evento, enquanto a China não participou, apesar de ter sido convidada pelo Japão.
O primeiro ministro japonês, Kishida Fumio, observou as embarcações da MSDF e as de outros países navegando em formação a partir do convés do contratorpedeiro da MSDF Izumo.
Kishida criticou, fortemente, a Rússia e a Coréia do Norte em um discurso. Ele também reiterou a política de seu governo de visar fortalecer, drasticamente, a capacidade de defesa do Japão.
O primeiro ministro disse que, para proteger o público e garantir a paz e a estabilidade na região, é fundamental buscar a construção de uma ordem internacional estável através do diálogo.
Mas ele observou que também é necessário se preparar para uma situação em que a paz e a segurança sejam violadas pela força militar, acrescentando que ele dará uma consideração realista, à questão sem descartar nenhuma opção.
Kishida e o Ministro da Defesa, Hamada Yasukazu, visitaram, mais tarde, o porta-aviões nuclear dos EUA, o USS Ronald Reagan, e inspecionaram o convés revestido de caças.
- Renúncia no Fed abre vaga para indicação de Trump - 3 de agosto de 2025 12:42 am
- Japão enfrenta onda de calor acima de 40°C pelo quarto dia consecultivo - 3 de agosto de 2025 12:27 am
- Quatro operários morrem ao cair em bueiro próximo a Tokyo - 3 de agosto de 2025 12:04 am