Japão pede às famílias e empresas que economizem o uso de eletricidade
O governo japonês está pedindo às residências e empresas que economizem eletricidade a partir de dezembro, dizendo que a situação de fornecimento de energia elétrica do país continua imprevisível. Esta é a primeira vez, em sete anos, que o governo faz o pedido para a estação de inverno.
O ministro da indústria japonês, Nishimura Yasutoshi, disse: “Decidimos pedir às pessoas e empresas que economizem eletricidade dentro de limites razoáveis neste inverno, após o verão”.
As autoridades dizem que os serviços públicos, provavelmente, assegurarão uma capacidade de fornecimento de energia de reserva de 3%, o mínimo necessário para um fornecimento estável em todo o país.
Mas o custo de aquisição de gás natural liquefeito permanece elevado. As autoridades culpam a invasão russa da Ucrânia pela maior despesa.
O governo tomou uma decisão formal na terça-feira, para emitir o pedido. A medida pede às famílias e empresas que façam o que puderem para economizar energia de dezembro a março.
As autoridades dizem que um corte de um por cento no uso de energia em todas as residências do Japão seria suficiente para alimentar 15.000 lojas de conveniência por um dia.
O governo pede que as pessoas coloquem suas roupas enquanto estiverem dentro de casa e apaguem as luzes que não estiverem em uso.
O governo também diz que um corte de um por cento em todos os escritórios do país seria suficiente para energizar cerca de 100 mil residências. O governo pede às empresas que reduzam o uso de luzes e ar condicionado.
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
- Coalizão no Japão aprova diretrizes de reforma tributária - 20 de dezembro de 2025 4:04 am
- Putin reafirma continuidade da invasão à Ucrânia - 20 de dezembro de 2025 3:58 am
















