Japão liderará as discussões como presidente do G7 no próximo ano, diz Hayashi
O Ministro das Relações Exteriores, Hayashi Yoshimasa, diz que o Japão liderará as discussões sobre a situação na Ucrânia e as questões regionais na região indo-pacífico como presidente das reuniões do G7 no próximo ano.
Hayashi esteve na Alemanha para uma reunião de nível ministerial do G7. Ele se reuniu com o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à margem do encontro, na sexta-feira.
Os dois confirmaram a importância de manter a paz e a estabilidade em todo o Estreito de Taiwan e afirmaram trabalhar em conjunto para tratar de várias questões relacionadas à China. Eles concordaram em seguir de perto os movimentos de Pequim, quando o presidente chinês, Xi Jinping, iniciou seu terceiro mandato como líder do Partido Comunista.
Eles também discutiram as ações provocatórias da Coréia do Norte, incluindo sua última série de lançamentos de mísseis. Eles reafirmaram que seus dois países continuarão a trabalhar para a desnuclearização completa da Coréia do Norte, de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Hayashi também participou de uma sessão com o G7 e as nações africanas. Os participantes se comprometeram a trabalhar para o desenvolvimento sustentável da África, já que a invasão russa da Ucrânia está afetando seriamente a segurança alimentar e energética na África.
Hayashi conversou com repórteres depois de concluir suas reuniões na Alemanha. Ele disse que enfatizou a importância de manter uma ordem internacional baseada no Estado de Direito, uma vez que a comunidade global enfrenta várias questões. Ele acrescentou que qualquer tentativa unilateral de alterar o status quo pela força jamais será tolerada.
Hayashi prosseguiu, dizendo que o Japão liderará as discussões como presidente do G7 nas reuniões do grupo no próximo ano.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am