30 C
Kóka
segunda-feira, 21 julho, 2025 5:45: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Irã reconhece o fornecimento de drones à Rússia

O Irã reconheceu, pela primeira, vez que forneceu drones para a Rússia.

Irã reconhece o fornecimento de drones à Rússia

O Irã reconheceu, pela primeira, vez que forneceu drones para a Rússia.

A agência de notícias estatal do Irã diz que o Ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian, disse aos repórteres da capital, Teerã, no sábado (5), que o Irã ” forneceu um número limitado de drones à Rússia, meses antes da guerra da Ucrânia”.

A Ucrânia e os países ocidentais criticaram o Irã pelo que vêem como seu envolvimento na aquisição de drones pela Rússia, desde que as forças russas começaram a usá-los em setembro, em seus ataques em toda a Ucrânia.

As alegações levaram os Estados Unidos e os países membros da UE a impor sanções contra o Irã.

Entretanto, o Irã negou as alegações de que havia fornecido drones à Rússia para serem usados na Ucrânia.

A observação de Amirabdollahian foi um comentário sobre a alegação anterior do Irã.

A agência de notícias citou Amirabdollahian como dizendo que “se a Ucrânia tem algum documento em sua posse de que a Rússia usou drones iranianos na Ucrânia, eles deveriam fornecê-los a nós”. Ele observou que ele e seu homólogo ucraniano estão de acordo sobre o assunto.

Amirabdollahian também foi citado como tendo dito: “Se nos for provado que a Rússia usou drones iranianos na guerra contra a Ucrânia, não ficaremos indiferentes a esta questão”.

A pressão internacional sobre o Irã tem crescido por causa das acusações.

Em uma declaração conjunta, um grupo de ex-diplomatas iranianos também criticou a resposta do governo iraniano às acusações.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse aos repórteres, na sexta-feira, que as forças russas quase esgotaram seu primeiro lote de 300 drones iranianos em seus ataques à infra-estrutura militar e civil na Ucrânia.

Ele observou que um lote adicional de 1.500 a 2.400 drones está planejado para ser enviado pelo Irã. Ele acrescentou que espera que o Irã não cumpra seu carregamento para a Rússia.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img