Governo japonês emite orientações sobre o gerenciamento de informações médicas pessoais
Segundo a NHK, o governo está planejando solicitar às instituições médicas e fabricantes de equipamentos médicos no Japão que revisem seu uso de vídeos de cirurgia que contenham informações pessoais dos pacientes.
A Comissão de Proteção de Informações Pessoais realizou uma pesquisa com as instituições médicas depois que se descobriu que médicos oftalmologistas estavam vendendo vídeos para um fabricante de equipamentos médicos.
Os médicos deram ao fabricante de equipamentos Star Japan vídeos de cirurgias de catarata usando as lentes da empresa sem o consentimento de seus pacientes e hospitais.
Em julho, o conselho de comércio justo dos fabricantes de equipamentos médicos disse que mais de 21 milhões de ienes, ou cerca de 140 mil dólares, em dinheiro, haviam sido pagos a 75 médicos.
A Comissão de Proteção de Informações Pessoais está investigado o assunto porque vídeos de cirurgias poderiam levar à identificação de pacientes individuais.
A comissão diz que os vídeos foram mal manuseados em todas as dezenas de instituições médicas por ela pesquisadas em todo o Japão.
Fontes dizem que a comissão está considerando emitir as chamadas orientações administrativas para hospitais, bem como para o fabricante do equipamento.
Espera-se também que a comissão aumente a conscientização sobre o tratamento adequado dos vídeos pelas instituições médicas.
É incomum que a Comissão de Proteção de Informações Pessoais emita orientações administrativas abrangentes para múltiplas empresas.
A comissão disse que não pode comentar no momento.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am