Fortes explosões atingem cercanias da usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia
O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, diz que “fortes explosões” abalaram a área da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
O diretor geral da AIEA, Rafael Grossi, disse, em uma declaração que as explosões ocorreram no sábado à noite e no domingo de manhã.
Uma equipe da AIEA na usina informou que mais de uma dúzia de explosões foram ouvidas em um curto período de tempo na manhã de domingo “no que parecia ser um novo bombardeio” perto e no local da usina.
A equipe disse que alguns edifícios, sistemas e equipamentos no local haviam sido danificados. Mas acrescentou que nenhum dos danos tinha sido, até agora, crítico para a segurança e a proteção nuclear.
Grossi disse que as explosões terminaram abruptamente “um período de relativa calma” nas instalações. Ele disse que quem quer que esteja por trás das explosões deve parar os atos imediatamente.
Grossi disse que não está “desistindo” dos esforços para criar uma zona de segurança e proteção nuclear ao redor da usina.
Nos últimos meses, a AIEA iniciou consultas com a Ucrânia e a Rússia para estabelecer tal zona. Mas nenhum acordo se concretizou ainda.
A usina de Zaporizhzhia é uma das maiores usinas nucleares da Europa. A Rússia tomou o controle das instalações nos estágios iniciais da invasão da Ucrânia.
Os trabalhadores restabeleceram a energia externa da usina toda vez que o bombardeio no local e áreas próximas cortaram o fornecimento. A energia externa é usada para resfriar os reatores.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am