Forças ucranianas avançam para assumir o controle total de Kherson
O Ministério da Defesa da Rússia alega que suas tropas completaram sua retirada da margem ocidental do rio Dnipro, incluindo a capital regional de Kherson.
O porta-voz do Ministério, Igor Konashenkov, disse na sexta-feira (11), que mais de 30.000 tropas com cerca de 5.000 equipamentos haviam se deslocado para o lado oriental do rio.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse que foi “um dia histórico”. Ele disse em uma mensagem de vídeo que as tropas ucranianas estão avançando em direção à área e que unidades das forças armadas especiais já estão na cidade de Kherson.
Um membro do conselho regional da Ucrânia para Kherson disse, em uma conferência de imprensa, que a capital regional está, agora, quase totalmente sob controle ucraniano.
Ele acrescentou, entretanto, que muitos soldados russos permanecem na cidade e que estão vestidos como civis.
A agência de inteligência do Ministério da Defesa ucraniano postou uma mensagem em russo nas mídias sociais apelando para que os soldados russos restantes se rendam.
Ela os exortou a desistirem, pois essa é a única maneira de viverem. Disse que se eles resistirem, serão eliminados.
Acredita-se que as forças ucranianas estão fortalecendo suas posições para obter o controle total da cidade, estrategicamente importante, de Kherson, e observando de perto o que os russos fazem a seguir.
- China reforça alerta para evitar viagens ao Japão - 26 de janeiro de 2026 11:47 pm
- Nevascas recordes no Japão deixam 10 mortos em uma semana - 26 de janeiro de 2026 11:36 pm
- Tragédia heroica em Tóquio é lembrada 25 anos depois - 26 de janeiro de 2026 10:34 pm
















