Eleitores americanos divididos sobre a questão da imigração
A imigração é uma questão altamente divisória nos Estados Unidos. Os democratas pedem, regularmente, aos imigrantes ilegais que recebam proteções jurídicas. Os republicanos favorecem controles fronteiriços rigorosos.
Desde seus primeiros dias no cargo, o Presidente Joe Biden deixou claro que pretendia reverter as rígidas políticas de imigração de seu antecessor, Donald Trump.
A administração Biden propôs dar aos imigrantes ilegais um caminho para a cidadania ou residência permanente. Também aumentou, acentuadamente, o limite para a admissão anual de refugiados.
A mudança de política levou a um aumento no número de pessoas tentando cruzar ilegalmente a fronteira sul dos EUA com o México.
Os agentes de patrulha da fronteira dos EUA relataram que houve mais de 2,37 milhões de contatos de migrantes, até setembro deste ano. O número representa um recorde histórico.
Os republicanos estão acusando a administração Biden de criar o que eles chamam de “crise na fronteira”.
O governador do Texas, republicano, Greg Abbott, tentou chamar a atenção para a questão enviando cargas de ônibus de migrantes para locais próximos à residência da vice-presidente, Kamala Harris, em Washington DC. O Texas é um dos estados que compartilham uma fronteira com o México.
Uma pesquisa Reuters/Ipsos foi realizada do final de setembro ao início de outubro. Ela mostrou que 40% dos entrevistados acreditam que o Partido Republicano é o mais adequado para abordar a questão da imigração. 32% disseram que o Partido Democrata é o mais adequado.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am
















