Democratas destacam o aborto como a principal questão das eleições americanas de meio termo
Uma das principais questões de campanha nas eleições americanas de meio-termo é o direito das mulheres ao aborto.
A Suprema Corte dos EUA, onde os juízes conservadores detêm a maioria, anulou em junho a decisão Roe vs. Wade, de 1973, que estabeleceu o aborto como um direito constitucional. Se restringir o aborto é, agora, confiado a cada estado.
Vários estados, a maioria deles liderada por governadores republicanos, estão se movendo para impor restrições ao aborto.
A opinião pública sobre o assunto está dividida entre o campo liberal pró-aborto que apóia os democratas e o bloco conservador pró-vida que serve como base de apoio para os republicanos.
Pesquisas de opinião realizadas imediatamente após a decisão da Suprema Corte mostraram que cerca de 60% dos entrevistados não a apoiaram. Contra este pano de fundo, os democratas têm destacado a questão do aborto como um ponto chave de disputa.
Os republicanos, por outro lado, têm evitado o tema, concentrando-se em níveis recordes de inflação e aumento dos preços da gasolina – as questões que continuam sendo as maiores preocupações para a maioria dos eleitores.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am
















