Danças japonesas devem se juntar à lista de Patrimônio Cultural Intangível da UNESCO
Um comitê da agência cultural da ONU iniciará uma sessão na capital marroquina, Rabat, nesta segunda-feira (28), com uma coletânea de danças tradicionais japonesas que se espera se juntem oficialmente a uma lista de Patrimônio Cultural Intangível.
O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Intangível da UNESCO examinará os arquivos apresentados pelos países. Eles incluirão 46 nomeações para a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.
A indicação do Japão é chamada “Furyu-odori, danças rituais imbuídas de esperanças e orações das pessoas”. Ela consiste em 41 danças folclóricas com acompanhamento musical. Elas têm sido executadas em certas épocas do ano durante séculos.
O grupo inclui o Chakkirako, uma dança na Prefeitura de Kanagawa, que já entrou na lista em 2009.
Também inclui danças do Festival Bon em Nishimonai, na Província de Akita, e Tsushima, na Província de Nagasaki, assim como Kanomizu-kakeodori, uma dança de tambor na Província de Gifu.
O painel de avaliação da UNESCO recomendou, em 1º de novembro, que Furyu-odori fosse inscrito na lista.
Espera-se que o comitê intergovernamental discuta a recomendação na quarta-feira (30).
O Japão tem atualmente 22 elementos na lista, incluindo “Washoku, culturas dietéticas tradicionais dos japoneses, notadamente para a celebração do Ano Novo” e “Washi, artesanato de papel tradicional japonês feito à mão”.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















