Coréia do Norte critica comentários do primeiro-ministro japonês sobre o lançamento de mísseis
O Ministério das Relações Exteriores da Coréia do Norte criticou o primeiro ministro japonês, Kishida Fumio, por denunciar os repetidos lançamentos de mísseis do Norte.
O chefe do Instituto de Estudos do Japão da Coréia do Norte, um grupo de pesquisa afiliado ao Ministério das Relações Exteriores, emitiu uma declaração com data de sábado (19). Ela diz que o comentário de Kishida é uma tentativa insensata de manchar a reputação da Coréia do Norte.
Kishida disse, em recentes reuniões no Sudeste Asiático, que Pyongyang tinha lançado mísseis a um ritmo nunca antes visto.
Ele sublinhou que os lançamentos eram um desafio claro e sério para a comunidade internacional que não pode ser negligenciado.
A declaração do Norte justifica os lançamentos como medidas para fortalecer a capacidade de defesa do país.
Mencionou os exercícios conjuntos entre Japão, Estados Unidos e Coréia do Sul, realizados em setembro e outubro deste ano.
O Norte criticou o Japão por participar, o que ele chama, de exercícios de guerra destinados a combater a Coréia do Norte e por tentar colocar pressão sobre o país em reuniões internacionais.
- Eleições na Moldova ocorrem com calma e alta participação apesar da campanha de desinformação por parte da Rússia - 29 de setembro de 2025 12:10 am
- Rússia lança ataque aéreo em larga escala contra a Ucrânia - 29 de setembro de 2025 12:08 am
- Paciente relata avanços com terapia de células-tronco no Japão - 29 de setembro de 2025 12:06 am