Conversações sobre controle nuclear EUA-Rússia adiadas
O Departamento de Estado americano anunciou um adiamento das conversações que Moscou e Washington concordaram em realizar no Egito, sob o tratado bilateral de controle de armas nucleares New START.
Um porta-voz do Departamento de Estado disse à NHK ,na segunda-feira (28), que os EUA foram informados pela Rússia que adiariam as conversações. O funcionário acrescentou que as autoridades russas disseram que proporiam novas datas e que Washington está pronta para remarcar a reunião para o mais cedo possível.
O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Ryabkov, revelou, anteriormente, que as conversações com o objetivo de retomar as inspeções sob o tratado deveriam ocorrer no Cairo de 29 de novembro a 6 de dezembro.
As conversações foram planejadas depois que o Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou, em agosto, que o país impediria, brevemente, os EUA de realizar inspeções em suas instalações, conforme estabelecido no tratado.
O ministério disse na ocasião que as sanções ocidentais dificultavam a viagem dos inspetores russos aos EUA.
O Pacto New START é o último acordo de controle de armas nucleares entre os EUA e a Rússia, depois que o Tratado de Forças Nucleares Intermédias expirou em 2019.
Os dois países concordaram, no ano passado, em prorrogar o pacto por mais cinco anos, até 2026, e começaram a discutir uma nova estrutura para o desarmamento nuclear e o controle de armas além disso.
Acredita-se que uma estrutura de diálogo entre as duas potências nucleares sob o tratado desempenhe um papel importante na manutenção do diálogo em meio a preocupações sobre o uso potencial de armas nucleares na Ucrânia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















