Brasil: Barracas do Exército na Praça da Sé vão abrigar ação social
Nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a Praça da Sé, no centro de São Paulo, receberá o Pop Rua Jud Sampa 2 – evento organizado pelo Tribunal da Terceira Região (TRF-3) para apoiar o atendimento especial à população em situação de rua.
De acordo com o mais recente censo de moradores de rua, realizado na cidade de São Paulo, de outubro a dezembro de 2021, a cidade de São Paulo tem, atualmente, cerca de 32 mil pessoas em situação de rua.
Anunciada na página oficial do TRF-3, a ação contará com a participação dos governos federal, estaduais e municipais e de organizações da sociedade civil, para oferecer atendimento aos moradores de rua da região.
O Mutirão é composto por três eixos: assistencial e de saúde; cidadania, por meio da emissão de documentos e padronização de cadastros; e justiça, o apoio judiciário é prestado por organizações parceiras, para garantir o acesso à Justiça, incluindo ações e preocupações relacionadas com questões sociais, segurança social, ações laborais e criminalidade.
Nas redes sociais, viralizam vídeos que mostram soldados se preparando para realizar uma operação militar na Praça da Sé. Segundo a juíza federal e coordenadora do evento, Marisa Cucio, neste segundo programa, o Exército Brasileiro cedeu 40 tendas para a realização das cerimônias. Além disso, médicos militares também participarão do evento, realizando consultas e prestando serviços médicos. Marisa disse que 10 mil pessoas devem trabalhar durante os três dias de participação. “É um grande evento ser cidadão, facilitando a vida das pessoas que vivem nas ruas”.
Mais de 40 empresas estarão à disposição para tirar dúvidas sobre benefícios previdenciários, Auxílio Brasileiro, assessoria e apoio ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), PIS/PASEP, seguro-desemprego, condicional de desmobilização, defesa criminal, regulamentação processual penal. , agende comparecimentos ao tribunal, assine cartões de estado abertos, direito de família, além de aconselhar e arquivar casos de emprego.
Nas unidades de saúde serão realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite; vacinação para adultos e crianças; pressão arterial; orientações sobre diabetes, tuberculose, álcool e drogas; Saúde dental; cortes de cabelo; reparar; uma biblioteca de brinquedos, suprimentos para animais de estimação, entre outras coisas.
- Trump e Putin realizam cúpula histórica em base militar no Alasca - 16 de agosto de 2025 10:01 am
- Trump e Putin se encontram no Alasca para discutir cessar-fogo - 16 de agosto de 2025 4:57 am
- 100 mil velas iluminam Koyasan em homenagem a ancestrais - 16 de agosto de 2025 2:59 am