Acidente de carro fatal, envolvendo cidadão de 97 anos, levanta questões
Um acidente de carro fatal, envolvendo um motorista de 97 anos, está levantando questões sobre as exigências de testes do Japão para portadores de carteira de habilitação para idosos.
A polícia diz que o motorista tinha feito um exame de deficiência cognitiva quando renovou sua carteira de motorista há dois anos.
O acidente aconteceu no norte do Japão, no sábado. O carro atropelou uma mulher na calçada, antes de derrubar árvores e bater em três outros veículos esperando em um semáforo vermelho.
A mulher morreu e quatro pessoas nos carros ficaram feridas. A polícia diz que não houve indicação de que o condutor tenha tentado frear. O motorista foi preso por suspeita de direção negligente causando a morte.
Os vizinhos dizem que o homem parecia ter dificuldade em controlar seu carro e estava tendo problemas apenas para dar marcha ré e estacionar.
Mais de 340 acidentes de carro fatais que ocorreram no ano passado envolveram motoristas com 75 anos ou mais. Eles foram responsáveis por cerca de 15% de todos os acidentes fatais, o que é um recorde.
Os motoristas com 75 anos ou mais devem passar por uma triagem de deficiência cognitiva para testar sua memória e capacidade de julgamento antes de renovar sua carteira de motorista. Atualmente, eles são obrigados a fazer isso a cada três anos.
O professor Tokoro Masabumi, da Universidade de Rissho, diz: “Mesmo que você estivesse bem há três anos, você pode não estar agora”. Idealmente, os motoristas seniores deveriam fazer um teste cognitivo anualmente, assim como fariam um exame de saúde”.
O especialista sugere que as autoridades devem aumentar sua cooperação com as instituições médicas.
- Pavilhão Brasil emociona na Expo 2025 com arte viva e interativa - 31 de julho de 2025 8:48 am
- Japão encerra cerimônias anuais das Forças de Autodefesa - 31 de julho de 2025 8:03 am
- Victoria Tyler lança “Just Go” e emociona com “Sweet Surrender” - 31 de julho de 2025 6:28 am