A OMS recomenda chamar a varíola de macaco de “mpox”
A Organização Mundial da Saúde – OMS, recomendou o uso do termo “mpox” em vez de varíola dos macacos.
A OMS disse, em uma declaração, na segunda-feira (28), que ambos os nomes serão usados simultaneamente por um ano, enquanto o termo “varíola dos macacos” é eliminado gradualmente.
O corpo mundial observou que “linguagem racista e estigmatizante” foi observada on-line e em outros ambientes quando um surto da doença se expandiu no início deste ano.
Isto levou ao apelo de um novo nome. A OMS diz que a doença foi denominada “varíola dos macaco” em 1970. O vírus que causa a doença foi descoberto em macacos em cativeiro, em 1958.
Mais de 81.000 casos de “varíola dos macacos” foram relatados em 110 países e territórios este ano. Cinqüenta e cinco pessoas morreram. Em julho, a OMS declarou o surto uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
Esta não é a primeira vez que a OMS tenta combater a discriminação e o estigma associados a uma condição, recomendando uma mudança de nome. No ano passado, decidiu usar letras do alfabeto grego para se referir a variantes do coronavírus chinês, em vez de nomes de lugares.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

