Xi Jinping consolida o poder autocrático com o terceiro mandato
O presidente chinês, Xi Jinping, foi oficialmente nomeado pelo Partido Comunista Chinês, neste domingo (23), para governar o país pelos próximos cinco anos. Xi cumprirá um terceiro mandato, sem precedentes, como Secretário Geral do partido.
O partido também anunciou os sete membros do poderoso Comitê Permanente do Politburo. No topo da lista está o Presidente Xi.
O segundo oficial da China, o Premier Li Keqiang, estava entre os que foram removidos do órgão máximo de tomada de decisões.
Enquanto isso, as reportagens da mídia estrangeira estão focalizando uma situação incomum envolvendo o ex-presidente chinês, Hu Jintao.
As imagens de vídeo mostram Hu sentado ao lado de Xi durante o Congresso Nacional do partido no sábado, antes de ser, repentinamente, escoltado para fora. Ele parecia relutante em sair e tentou voltar para seu assento. O partido não comentou o incidente.
Os observadores especulam que sua saída poderia ter sido destinada a enviar um sinal político, ou que Hu pode ter tido um problema de saúde.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















