Xi assegura terceiro mandato com o fim das reuniões do pré-congresso nacional
O Partido Comunista Chinês concluiu uma sessão plenária chave, após emitir um comunicado com um slogan que expressa a lealdade para com o Presidente Xi Jinping.
O 19º Comitê Central do Partido Comunista concluiu a sessão em Pequim, na quarta-feira, antes da abertura do Congresso Nacional do partido, no domingo.
Deliberando as minutas de emendas à Constituição do Partido Comunista estava no topo da agenda. As emendas têm o objetivo de consolidar, ainda mais, a autoridade de Xi, já que ele busca um terceiro mandato como presidente, sem precedentes.
O comunicado enfatiza que o Partido Comunista estabeleceu a posição central de Xi no Comitê Central e definiu o papel orientador do pensamento de Xi sobre o socialismo para uma nova era.
Ele diz que isto “tem um significado decisivo para o avanço da causa do partido e do país na nova era, e, para impulsionar o processo histórico de grande rejuvenescimento nacional”.
A reunião de quarta-feira também refletiu sobre os últimos cinco anos, com o comunicado dizendo que o Comitê Central realizou muito, marcando grandes conquistas que chamaram a atenção do mundo.
Especula-se que Xi, agora com 69 anos de idade, provavelmente terá um terceiro mandato no próximo Congresso Nacional quinquenal, apesar da tradição constante que exige que os líderes partidários se aposentem aos 68 anos.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am