Usina nuclear de Zaporizhzhia perde novamente energia externa
A Agência Internacional de Energia Atômica, ou International Atomic Energy Agency – IAEA, diz que um bombardeio cortou, mais uma vez, o fornecimento externo de energia à usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia.
O Diretor Geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, emitiu um comunicado no sábado. Ele disse que os geradores de emergência, a diesel, estão resfriando os reatores. Cada um dos seis reatores da usina está, alegadamente, em estado de desativação a frio.
O comunicado diz que os engenheiros da usina começaram a trabalhar para reparar a linha de energia danificada. Ele acrescenta que os sistemas de segurança da usina estão operando normalmente.
A usina nuclear, ocupada pela Rússia, tem, repetidamente, perdido energia externa devido ao bombardeio. Isso tem levantado sérias preocupações sobre a segurança da instalação.
Na declaração, Grossi disse: “A retomada do bombardeio, atingindo a única fonte de energia externa da usina, é tremendamente irresponsável”. Ele acrescentou que a usina deve ser protegida.
Grossi disse que visitará a Rússia em breve. Ele acrescentou que quer chegar a um acordo sobre o estabelecimento de uma “zona de segurança nuclear e proteção de segurança” ao redor da usina.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am