Tóquio começa a aceitar pedidos de certificados de parceria para pessoas do mesmo sexo
O edifício do Governo Metropolitano de Tóquio foi iluminado nesta terça-feira à noite com as cores do arco-íris. Essas cores simbolizam a diversidade sexual.
A iluminação do edifício ocorreu depois que o Governo Metropolitano começou a aceitar inscrições para um novo certificado, no início do dia. O certificado tem como objetivo facilitar a vida dos membros de grupos de minorias sexuais.
Sob o novo programa, o Governo Metropolitano emitirá certificados para casais, que são membros de grupos de minorias sexuais. As pessoas com certificados poderão solicitar moradia pública e ter acesso a alguns serviços administrativos.
As pessoas, com 18 anos ou mais, são elegíveis para o programa. Pelo menos um parceiro deve morar em Tóquio ou se deslocar para a capital para trabalhar ou estudar.
Todo o processo, até a emissão do certificado, pode ser realizado on-line para proteger a privacidade dos candidatos. O programa começará a funcionar em novembro.
Um funcionário do governo de Tóquio diz que serão feitos esforços para aumentar a conscientização sobre o sistema, para que casais do mesmo sexo possam enfrentar menos problemas. Tais casais são, frequentemente, recusados a morar e impedidos de visitar parceiros em instituições médicas.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am