Rússia se preparando para explodir represa no sul da Ucrânia
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirmou que a Ucrânia obteve informações de que a Rússia está se preparando para explodir uma represa na região sul de Kherson.
Zelenskyy advertiu, na quinta-feira, a Rússia, dizendo que destruir a barragem em uma usina hidrelétrica perto do rio Dnipro causaria um grande desastre, que poderia cortar o suprimento de água para a região da Crimeia.
Na região de Kherson, as forças ucranianas estão intensificando sua contra-ofensiva para recapturar áreas ocupadas pelas forças russas.
Acredita-se que os ucranianos estão avançando para a principal cidade da região, Kherson.
O Ministério da Defesa britânico indicou, em sua atualização de inteligência, na quinta-feira, que as autoridades russas estão considerando, seriamente, uma grande retirada de suas forças da área a oeste do rio Dnipro, onde se localiza a cidade de Kherson.
Enquanto isso, as tropas russas chegaram a Belarus, que faz fronteira com o norte da Ucrânia, e está perto da capital ucraniana de Kyiv.
O Ministério da Defesa de Belarus fez um anúncio sobre exercícios conjuntos com as forças russas.
Mas o Ministério da Defesa britânico disse, na sexta-feira, que é improvável que a Rússia tenha destacado um número significativo de tropas para Belarus. O ministério indicou que a Rússia pretende convencer a Ucrânia a desviar suas forças para a guarda da fronteira norte.
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am
- Zelensky cobra sanções antes de reunião no Alasca - 13 de agosto de 2025 1:12 am
- Lee e Trump terão primeira cúpula em 25 de agosto - 13 de agosto de 2025 1:04 am