Rússia está visando a infra-estrutura energética ucraniana
As forças russas continuaram seus ataques contra a capital ucraniana de Kyiv e outras regiões, nesta terça-feira. Eles tinham como alvo a infra-estrutura do país, para danificar as redes de distribuição de energia.
Os mísseis russos atingiram a infra-estrutura e edifícios residenciais, de segunda à noite até terça-feira de manhã, deixando a população sem eletricidade e água. Uma pessoa foi confirmada como morta na cidade de Mykolaiv, no sul do país.
O prefeito de Kyiv, Vitali Klitschko, afirmou, na terça-feira, na mídia social, que as forças russas atingiram a infra-estrutura crítica da capital. Ele disse que as autoridades estavam se apressando para avaliar os danos.
Várias explosões também abalaram Kyiv no dia anterior, matando quatro pessoas. A Ucrânia afirma que a Rússia estava usando drones de fabricação iraniana, mas o Irã negou fornecê-los.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse no Twitter que 30% das usinas elétricas da Ucrânia foram destruídas desde 10 de outubro, causando apagões maciços em todo o país. Ele prosseguiu dizendo: “Não há mais espaço para negociações com o regime de Putin”.
O Ministério da Defesa da Rússia disse, em uma declaração, que os ataques foram realizados com armas aéreas e marítimas. Disse que os alvos eram o comando militar e a infra-estrutura energética da Ucrânia, bem como os arsenais com munições e armas de fabricação estrangeira. Acrescentou que todos os objetos designados foram atingidos.
O Ministério da Defesa britânico disse, na terça-feira, que a Rússia aumentou o ritmo de seus ataques usando mísseis e drones em toda a Ucrânia. Disse que um dos objetivos prováveis dos ataques é causar grandes danos à rede de distribuição de energia elétrica da Ucrânia.
E acrescentou: “Como a Rússia tem sofrido retrocessos no campo de batalha desde agosto, é muito provável que tenha ganho uma vontade maior de atacar a infra-estrutura civil, além dos alvos militares ucranianos”.
O Instituto para o Estudo da Guerra, dos EUA, disse em sua avaliação, na segunda-feira, que o ataque com drones à infra-estrutura residencial em Kyiv é “consistente com o padrão mais amplo das forças russas que priorizam a criação de efeitos de terror psicológico na Ucrânia sobre a obtenção de efeitos tangíveis no campo de batalha”.
- Shirano Garage inaugura novo espaço com maior estrutura - 2 de março de 2026 4:44 am
- Ganeses relatam horror em recrutamento forçado pela Rússia - 2 de março de 2026 3:22 am
- Queda da cúpula do regime iraniano gera festejos nas ruas - 2 de março de 2026 3:00 am




















