Putin declara a anexação russa de 4 regiões ucranianas
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou a anexação de Moscou, de quatro regiões ucranianas ocupadas e apreendidas por suas forças durante a invasão, de sete meses.
Putin fez um discurso no Kremlin, antes de assinar, o que ele chamou de, tratado para incorporar as repúblicas de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia na Federação Russa.
Putin disse que a formação de quatro novas regiões russas era a vontade de milhões de pessoas.
Os procuradores russos nas regiões afirmam que conquistaram maiorias esmagadoras em referendos para aderirem ao país. O referendo foi, amplamente condenados, pela comunidade internacional.
A Rússia ainda não controlou totalmente nenhuma das quatro regiões. Relatos dizem que as forças ucranianas estão avançando em algumas áreas dos campos de batalha.
Horas antes, logo fora da cidade de Zaporizhzhia, a Ucrânia diz que um míssil russo atingiu um comboio não-militar em território ainda controlado por Kyiv. O governador regional disse que 23 civis estavam mortos e dezenas de outros feridos.
O presidente da Ucrânia tem atacado os planos de anexação de Putin, acusando-o de destruir a cultura ucraniana e encher as terras que ele ocupou com sepulturas.
Em uma mensagem de vídeo, Volodymyr Zelenskyy disse que a Rússia não obterá novo território da Ucrânia. Ele disse que a Rússia se anexará a uma catástrofe, do mesmo tipo que trouxe para as partes da Ucrânia que ocupou.
Os aliados da Ucrânia prometem tomar medidas. Para o presidente americano, Joe Biden, isto significa punir a Rússia economicamente.
Washington também apresentou um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU, pedindo aos membros que exijam da Rússia que se retire e não reconheça nenhuma mudança nas fronteiras da Ucrânia. Mas a Rússia é um membro permanente do Conselho, e está virtualmente assegurado de vetar essa mudança.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















