Primeira-ministra britânica, Liz Truss, anuncia renúncia
A primeira-ministra britânica, Liz Truss, está renunciando, após cerca de seis semanas no cargo. Ela anunciou, na quinta-feira (20), que renunciará como líder do Partido Conservador e também primeira-ministra.
Em sua declaração de renúncia, Truss reivindicou o sucesso no combate às contas de energia e no estabelecimento de uma visão para uma economia de baixo imposto e alto crescimento, que tiraria proveito do que ela chamou de liberdades do Brexit. Mas ela prosseguiu dizendo que não podia cumprir o mandato para o qual foi eleita pelo Partido Conservador.
Truss disse que a eleição para o próximo líder do partido será concluída na próxima semana.
Ela tomou posse no início de setembro, após a renúncia de Boris Johnson.
Ela tentou orientar a economia para o crescimento através de grandes cortes de impostos, em meio a níveis recordes de inflação. Mas a preocupação de que esses movimentos pudessem agravar as finanças do país levou à agitação do mercado.
Na sexta-feira passada, ela foi obrigada a substituir seu Chanceler do Tesouro por Jeremy Hunt, que reverteu quase todas as partes de seu plano de corte de impostos.
E na quarta-feira, a Secretária do Interior de Truss, Suella Braverman, renunciou por violar os protocolos de segurança, enviando um documento do governo usando seu e-mail pessoal.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















