Presidente de Taiwan compromete-se a não ceder à pressão da China
A presidente taiwanesa, Tsai Ing-wen, enfatizou que Taiwan não cederá à pressão da China, mas ela exortou Pequim a aliviar as tensões através do intercâmbio de pessoas e do diálogo.
Tsai fez um discurso nesta segunda-feira, do lado de fora do palácio presidencial, em Taipei, para marcar o “Double Ten Day”, que Taiwan considera como seu dia de fundação.
Ela disse que é lamentável que nos últimos anos, a China tenha escalado “intimidações militares, pressões diplomáticas, obstruções comerciais e tentativas de apagar a soberania” de Taiwan.
Ela disse que as escaladas “ameaçaram o “status quo” de paz e estabilidade no Estreito de Taiwan e na região”.
Tsai também disse, “o mais amplo consenso entre o povo de Taiwan e nossos vários partidos políticos é que devemos defender nossa soberania nacional e nosso modo de vida livre e democrático”.
Ela acrescentou que “sobre este ponto, não temos espaço para concessões”.
A presidente rejeitou o confronto armado entre Taiwan e a China como “absolutamente não sendo uma opção”.
Ela disse que Taiwan está “disposta a trabalhar com as autoridades de Pequim para encontrar um acordo mutuamente aceitável, para manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”, desde que “haja racionalidade, igualdade e respeito mútuo”. Ela chamou isso de “nossa responsabilidade compartilhada”.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

