28 C
Kóka
sábado, 2 agosto, 2025 9:02: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Presidente chinês renova compromisso de reunificar Taiwan no discurso de abertura

O presidente da China renovou seu compromisso de alcançar, o que ele chama de, a "reunificação de Taiwan" quando o Congresso Nacional do Partido Comunista começou em Pequim. Espera-se que a reunião, que acontece a cada cinco anos, cimentará a autoridade de Xi Jinping.

Presidente chinês renova compromisso de reunificar Taiwan no discurso de abertura

O presidente da China renovou seu compromisso de alcançar, o que ele chama de, a “reunificação de Taiwan” quando o Congresso Nacional do Partido Comunista começou em Pequim. Espera-se que a reunião, que acontece a cada cinco anos, cimentará a autoridade de Xi Jinping.

Mais de 2.300 delegados de toda a China se reuniram para a assembléia, no domingo. Eles incluíam o ex-presidente, Hu Jintao, e o ex-primeiro-ministro, Wen Jiabao. Mas o ex-presidente, de 96 anos, Jiang Zemin, e o ex-primeiro-ministro, Zhu Rongji, não foram vistos no local do encontro. Os participantes decidirão sobre as principais políticas durante os próximos sete dias.

Xi se comprometeu a pressionar seu partido para reunificar Taiwan, usando a força se necessário.

Ele disse: “Continuaremos a lutar pela reunificação pacífica com a maior sinceridade e o maior esforço, mas não prometemos renunciar ao uso da força, e nos reservamos a opção de tomar todas as medidas necessárias”.

Xi elogiou, o que ele chama de, realizações históricas do partido nos últimos cinco anos, incluindo a erradicação da pobreza extrema.

Ele também se vangloriou das medidas do coronavírus chinês, de linha dura da China. Os críticos dizem que sua estratégia de “zero-COVID” atrasou a economia do país e causou profunda frustração entre a população média.

Xi disse: “Nós colocamos todo o nosso poder na batalha contra a pandemia para o povo chinês. Protegemos a saúde e a segurança do povo na maior medida possível, e vimos realizações tremendamente encorajadoras com nossas medidas anti-vírus e nosso desenvolvimento econômico e social”.

O partido vai alterar sua constituição no congresso. Espera-se que acrescente enaltecimentos políticos para cimentar a “posição central” de Xi no partido e exigir lealdade absoluta.

E os delegados prepararão o terreno para um terceiro mandato, sem precedentes, para Xi. Isso quebraria uma regra não escrita. Os membros dos altos cargos de liderança devem renunciar aos 68 anos de idade. Xi completou 69 anos este ano.

 

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img