Parlamentares da Ucrânia buscam o apoio do Japão para restaurar a infra-estrutura destruída por ataques russos
Parlamentares ucranianos solicitaram ao Japão apoio para a recuperação da geração de energia e de outras infra-estruturas em seu país.
Uma delegação parlamentar ucraniana está no Japão desde sábado. Na quarta-feira, os delegados se reuniram com Yamada Junichi, vice-presidente executivo sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão, ou Japan International Cooperation Agency – JICA.
Yamada disse aos repórteres, após a reunião, que os delegados ucranianos apontaram os contínuos ataques dos militares russos à capital, Kyiv, e a outros lugares, que danificaram seriamente as usinas elétricas e outras infra-estruturas. Acrescentou que eles pediram o apoio do Japão para reconstruí-la.
Yamada disse à delegação que a JICA, provavelmente, poderá oferecer ajuda, já que esteve envolvida em usinas elétricas e outros projetos em países em desenvolvimento.
Yamada disse que a JICA quer oferecer o máximo de apoio possível, utilizando a experiência da recuperação do enorme terremoto e tsunami de 2011, que atingiu o nordeste do Japão.
A legisladora ucraniana, Galyna Mykhailiuk, que chefia a delegação, disse que um inverno rigoroso está chegando em breve em seu país, e, os cidadãos podem morrer se não tiverem aquecimento, eletricidade ou água.
Ela também disse que está feliz por ambos os lados compartilharem um entendimento comum sobre as questões que os ucranianos enfrentam. Ela expressou a esperança de que o apoio do Japão tome forma em uma data próxima.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

