Orçamento suplementar do Japão, para o pacote econômico, deve exceder $198 bilhões
O governo do Japão decidiu sobre os detalhes de um novo pacote econômico, destinado a enfrentar o aumento dos preços e o enfraquecimento do iene. O orçamento suplementar, para financiar o pacote, deve exceder 29 trilhões de ienes, ou cerca de 198 bilhões de dólares.
O plano do pacote foi apresentado nas reuniões do Partido Liberal Democrático e parceiro da coalizão Komeito na quarta-feira (26), e basicamente aprovado por ambos.
Para aliviar o peso do aumento dos custos de eletricidade nas residências, o governo planeja fornecer um subsídio de sete ienes, ou cinco centavos de dólar por quilowatt-hora a partir de janeiro do próximo ano. Espera-se que isto reduza as contas em cerca de 20%.
Para o gás urbano, o governo planeja fornecer um subsídio de 30 ienes, ou 20 centavos, por 1 metro cúbico.
O governo também planeja ajustar e estender os subsídios aos atacadistas de petróleo durante a primeira metade do próximo ano fiscal, para conter o aumento dos preços do combustível, incluindo a gasolina.
Quanto à criação de crianças, o governo planeja fornecer apoio totalizando cerca de 100.000 ienes, ou 680 dólares, para aliviar o fardo da compra de produtos de cuidado infantil. Os beneficiários incluirão famílias com crianças de zero a dois anos de idade.
O governo planejou, inicialmente, solicitar cerca de 170 bilhões de dólares da conta geral para o segundo orçamento suplementar do ano fiscal atual. Mas os legisladores do LDP indicaram que o montante não levava em conta a situação econômica atual e era insuficiente. O Primeiro Ministro, Kishida Fumio, e o Ministro das Finanças Suzuki Shunichi discutiram, portanto, o assunto, e tornou-se provável que o montante ultrapassasse os 198 bilhões de dólares.
Estão em andamento os preparativos para finalizar o plano na sexta-feira.
- Playground in Gaza: poesia sonora em tempos de guerra - 4 de agosto de 2025 2:35 am
- Chanceler da Ucrânia visita Japão e busca mais cooperação - 4 de agosto de 2025 1:14 am
- Pesquisadores usam etanol para cultivar vegetais sob calor extremo - 4 de agosto de 2025 1:09 am