Myanmar não é convidada, novamente, para a cúpula da ASEAN
O Camboja informa que não convidará o chefe do exército de Myanmar para uma cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático – ASEAN, a ser realizada no próximo mês.
Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Camboja disse, na quarta-feira, que Min Aung Hlaing, de Myanmar, não será convidado para a reunião. O porta-voz disse que o Camboja pediu a Myanmar que enviasse um representante não político.
O Camboja é o presidente das reuniões da ASEAN este ano.
Fontes diplomáticas dizem que os militares de Myanmar reagiram com indignação e disseram que não enviariam um representante.
Este é o segundo ano consecutivo em que a ASEAN se recusa a convidar Min Aung Hlaing para a cúpula. O grupo tem mostrado uma postura rígida contra a junta, embora tenha um princípio de não interferência nos assuntos internos de outros membros.
Após o golpe militar, o grupo chegou a acordos com a ASEAN, incluindo o fim imediato da violência contra a população civil. Mas poucos progressos foram feitos pelos militares para cumprir essas promessas.
Em julho, a junta executou quatro pessoas, apesar da oposição da ASEAN.
Uma declaração conjunta, emitida na reunião de ministros das relações exteriores da ASEAN, em agosto, apelou aos militares de Myanmar para que melhorassem a situação.
- Festival do baiacu atrai multidão em Shimonoseki - 13 de fevereiro de 2026 2:21 am
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
















