26 C
Kóka
segunda-feira, 4 agosto, 2025 12:26: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Ministros das Relações Exteriores do Japão e Malásia mantêm conversações

O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, encontrou-se com seu homólogo malaio, Saifuddin Abdullah, em Kuala Lumpur, neste domingo.

Ministros das Relações Exteriores do Japão e Malásia mantêm conversações

O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, encontrou-se com seu homólogo malaio, Saifuddin Abdullah, em Kuala Lumpur, neste domingo.

Durante a reunião, de 90 minutos, Hayashi transmitiu sua forte oposição a qualquer tentativa de alterar, unilateralmente, o status quo nos mares do Leste e do Sul da China pela força. A China vem intensificando os atos de hegemonia na região.

Hayashi também explicou a importância de manter e fortalecer a ordem internacional baseada em regras e responder à coerção econômica.

Ele expressou sua intenção de avançar a cooperação com a Malásia para alcançar um Indo-Pacífico livre e aberto.

Sobre a invasão russa da Ucrânia, Hayashi disse que o ato vai contra o direito internacional e nunca deve ser aprovado.

Hayashi e Saifuddin confirmaram que continuarão a cooperar na resposta referente ao assunto.

Os ministros das Relações Exteriores também concordaram em cooperar no trato com a Coréia do Norte, que tem testado, repetidamente, mísseis balísticos desde o final de setembro.

Os ministros também confirmaram que irão intensificar a coordenação no fortalecimento das funções das Nações Unidas, incluindo a reforma do Conselho de Segurança, e a questão do desarmamento nuclear e da não-proliferação.

Em uma conferência de imprensa conjunta realizada após a reunião, Hayashi disse que planeja revitalizar e desenvolver ainda mais os laços com a Malásia através do intercâmbio de pessoal, uma vez que os países estão superando a pandemia do coronavírus chinês.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img