Ministros das Relações Exteriores do Japão e Malásia mantêm conversações
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, encontrou-se com seu homólogo malaio, Saifuddin Abdullah, em Kuala Lumpur, neste domingo.
Durante a reunião, de 90 minutos, Hayashi transmitiu sua forte oposição a qualquer tentativa de alterar, unilateralmente, o status quo nos mares do Leste e do Sul da China pela força. A China vem intensificando os atos de hegemonia na região.
Hayashi também explicou a importância de manter e fortalecer a ordem internacional baseada em regras e responder à coerção econômica.
Ele expressou sua intenção de avançar a cooperação com a Malásia para alcançar um Indo-Pacífico livre e aberto.
Sobre a invasão russa da Ucrânia, Hayashi disse que o ato vai contra o direito internacional e nunca deve ser aprovado.
Hayashi e Saifuddin confirmaram que continuarão a cooperar na resposta referente ao assunto.
Os ministros das Relações Exteriores também concordaram em cooperar no trato com a Coréia do Norte, que tem testado, repetidamente, mísseis balísticos desde o final de setembro.
Os ministros também confirmaram que irão intensificar a coordenação no fortalecimento das funções das Nações Unidas, incluindo a reforma do Conselho de Segurança, e a questão do desarmamento nuclear e da não-proliferação.
Em uma conferência de imprensa conjunta realizada após a reunião, Hayashi disse que planeja revitalizar e desenvolver ainda mais os laços com a Malásia através do intercâmbio de pessoal, uma vez que os países estão superando a pandemia do coronavírus chinês.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am