Japão gasta quase US$ 20 bilhões em intervenções no mercado financeiro
O governo japonês e o Banco do Japão gastaram uma quantia recorde, intervindo no mercado financeiro, neste mês, para impedir a rápida queda da moeda japonesa.
O Ministério das Finanças disse, na sexta-feira, que 2,8382 trilhões de ienes, ou quase 20 bilhões de dólares, foram usados para comprar o iene e vender o dólar. O valor excedeu o recorde anterior estabelecido em abril de 1998.
A intervenção no mercado ocorreu durante um período de um mês, até quarta-feira.
O governo e o banco central revelaram, em 22 de setembro, que haviam intervindo no mercado pela primeira vez em 24 anos.
Imediatamente após a intervenção no mercado, o iene subiu em mais de 5 ienes, para o nível mais baixo de 140, em relação ao dólar. Mas a moeda japonesa enfraqueceu desde então para cerca de 144 ienes.
A Reserva Federal dos EUA continua a aumentar as taxas de juros para domar a inflação. Em contraste, o Banco do Japão planeja manter sua política de dinheiro fácil, levando os investidores a vender o iene.
Os agentes do mercado financeiro estão atentos se as autoridades japonesas lançarão outra intervenção no mercado caso a desvalorização do iene se acelere ainda mais.
- Zelenskyy avança negociações com EUA para compra de armas - 29 de setembro de 2025 8:13 am
- Pânico em comício na Índia deixa ao menos 36 mortos - 29 de setembro de 2025 8:07 am
- Ex-ministro chinês é condenado à morte por corrupção - 29 de setembro de 2025 3:55 am