Japão e Austrália assinam declaração conjunta sobre cooperação em segurança
O Japão e a Austrália emitiram uma nova declaração conjunta sobre cooperação em matéria de segurança para a próxima década.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, reuniu-se com o homólogo australiano, Anthony Albanese, na cidade costeira ocidental da Austrália, Perth, por cerca de duas horas, na manhã de sábado (22).
Os líderes assinaram a declaração conjunta, que é vista como refletindo o ambiente de segurança na região, incluindo a crescente atividade marítima da China.
A declaração ressalta o significado de uma ordem baseada em regras. O Japão e a Austrália discutirão uma resposta a uma contingência que poderia afetar ambos os países e suas áreas circunvizinhas.
A declaração conjunta também diz que as Forças de Auto-Defesa do Japão e os militares australianos aprofundarão sua cooperação, conduzindo exercícios conjuntos e compartilhando instalações.
Kishida e Albanese confirmaram que aumentarão a cooperação para garantir o fornecimento estável de gás natural liquefeito, metais raros e outros recursos.
Em uma conferência de imprensa conjunta após a reunião, Kishida disse que a nova declaração de segurança cobre como cooperar, em uma série de questões de defesa e segurança durante os próximos 10 anos, e, ajudará a fortalecer os laços bilaterais.
- vietnamita é preso no Japão por roubo de bonsais em Tóquio - 13 de maio de 2025 6:06 am
- Templo em Kyoto encanta com reflexo verde da primavera - 13 de maio de 2025 6:00 am
- Rússia ataca Ucrânia com drones e ignora pedido de trégua - 13 de maio de 2025 5:30 am