Inflação americana atinge 8,2% em setembro
O Departamento do Trabalho dos EUA informa que a inflação aumentou 8,2% em setembro, em comparação com o mesmo mês do ano passado.
As autoridades do departamento divulgaram seu relatório mensal do Índice de Preços ao Consumidor na quinta-feira (13). Ele mostra a inflação pairando em níveis vistos pela última vez no início dos anos 80.
Formuladores de políticas na Reserva Federal aumentaram as taxas de juros várias vezes este ano, para tentar reduzir os preços. Os números mais recentes pouco farão para persuadi-los a facilitar seu aumento.
As taxas mais altas levaram os investidores a transferir seu dinheiro para outras economias e para ativos americanos. As entradas aumentaram o dólar e pressionaram as moedas para baixo em outros lugares, incluindo o Japão. Na quinta-feira, o iene caiu para 147 contra o dólar – seu nível mais baixo em 32 anos.
A desvalorização do iene criou problemas para as empresas ao elevar os custos em um momento em que os consumidores estão perdendo sua confiança.
Yanai Tadashi, o diretor da Fast Retailing, sediada no Japão, disse: “Há alguém que sinta os benefícios de um iene mais fraco? A maioria das pessoas na indústria de manufatura nem mesmo sentem isso. É uma grande desvantagem”.
Ele acrescentou que ele e outros líderes empresariais não esperam que suas sorte melhorem em breve.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















