Há um ano no poder, o Gabinete de Kishida enfrenta queda nos números das pesquisas
O Gabinete do Primeiro Ministro japonês, Kishida Fumio, está enfrentando índices de aprovação baixos, um ano após sua posse.
O Gabinete, que que tomou posse em 4 de outubro do ano passado, desfrutou de números constantes de pesquisas até julho.
Enquanto seu governo se concentrava em uma série de medidas para conter o coronavírus chinês, como o aumento dos controles nas fronteiras e o reforço dos sistemas médicos, ele também tentava manter a economia funcionando.
Na sequência da invasão russa da Ucrânia, o Japão uniu-se ao G7 e a outros países para impor sanções contra a Rússia, e, fornecer apoio à Ucrânia.
Kishida também liderou seu partido no poder, o Partido Liberal Democrático, PLD, e parceiro de coalizão júnior, Komeito, às vitórias nas eleições da Câmara Baixa do ano passado e na pesquisa de julho na Câmara Alta.
Nos meses até julho, o índice de aprovação do Gabinete oscilou em torno de 50%.
Mas o número começou a cair em agosto. Caiu para 40% em setembro, em meio à controvérsia sobre a decisão do governo de realizar um funeral de Estado do ex-Primeiro Ministro, Abe Shinzo.
A queda também ocorreu numa época em que os vínculos entre os legisladores do PLD e um grupo religioso, anteriormente conhecido como, a Igreja da Unificação passaram a estar sob escrutínio público.
Durante um discurso político, em uma sessão extraordinária da Dieta, na segunda-feira, Kishida prometeu ouvir a opinião pública com sinceridade e responder a ela de forma humilde e cuidadosa.
Kishida está comprometido em dar mais explicações sobre a decisão do governo do funeral de Estado de Abe, bem como sobre os laços dos políticos do PLD com o grupo religioso.
Ele acredita que esse compromisso, assim como seus planos de tratar dda alta dos preços, o enfraquecimento do iene e outras questões econômicas, ajudarão a elevar os índices de aprovação.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am