Grupos armados pró-Rússia esperam combates intensos no sul da Ucrânia
Enquanto as forças ucranianas intensificam seus contra-ataques nas regiões apreendidas pelas forças russas, grupos armados pró-russos estão se preparando para combates intensivos no sul da Ucrânia.
Em um post de mídia social, no sábado, um membro sênior de um grupo armado pró-russo que controla a região sul de Kherson exortou as pessoas a deixarem a região e evacuarem para a Rússia, uma vez que se espera que ocorram fortes combates lá.
O governo ucraniano diz que suas forças haviam libertado 75 comunidades na região até a última quinta-feira.
Em um discurso, na sexta-feira, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiyy disse que seu país recuperará sua integridade territorial, sugerindo o início de combates intensos no sul da Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Bielorrússia, aliado da Rússia, anunciou no sábado que um primeiro grupo de tropas russas havia chegado ao país para formar uma unidade conjunta com soldados bielorussos.
Espera-se que o presidente russo, Vladimir Putin, peça a seu colega bielorrusso, Alexander Lukashenko, que forneça mais cooperação militar, uma vez que as forças russas estão tendo dificuldades para resistir aos recentes contra-ataques ucranianos.
O Instituto para o Estudo da Guerra dos EUA disse, na sexta-feira, que “funcionários ucranianos e ocidentais continuam a reiterar que não observaram indicadores de preparativos para uma invasão bielorrussa da Ucrânia”.
O ISW diz: “é mais provável que Putin esteja preocupado sobre o envolvimento bielorrusso na guerra, para colocar as tropas ucranianas contra a fronteira norte Ucrânia-Bielorrússia”.
- Astronauta japonês retorna à Terra após 5 meses na ISS - 10 de agosto de 2025 5:17 am
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am