Forças russas têm como alvo a infra-estrutura civil na Ucrânia
As forças russas atacaram a infra-estrutura civil na Ucrânia, na segunda e na terça-feira, matando pelo menos 20 pessoas. Os ucranianos foram advertidos de uma “alta probabilidade” de novos ataques com mísseis.
Os ataques visaram centrais elétricas e outras instalações de utilidade pública. Os comandantes russos dizem que estão retaliando por um ataque, no sábado, em sua principal linha de abastecimento, uma ponte que liga a Rússia à Crimeia.
Os funcionários do Ministério da Defesa dizem que atingiram todos os seus “alvos designados” e alcançaram seus objetivos. Entretanto, eles também atingiram edifícios residenciais, uma instalação médica e um playground.
Os ataques atraíram uma reprimenda do Secretário Geral da OTAN, Jens Stoltenberg.
Ele disse: “A Ucrânia tem o ímpeto e continua a fazer ganhos significativos enquanto a Rússia está recorrendo cada vez mais a ataques horríveis e indiscriminados contra civis e infra-estrutura crítica”.
Stoltenberg acrescentou que o presidente russo, Vladimir Putin, iniciou a guerra e deve pôr fim a ela, retirando suas forças.
Putin está programado para se encontrar com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, na quinta-feira, em uma cúpula regional no Cazaquistão. Erdogan tem se oferecido, repetidamente, para intermediar conversações de paz. As autoridades russas dizem não ter recebido nenhuma proposta desse tipo. Entretanto, eles dizem que a situação está mudando “dinamicamente”.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am