Federação de pesca do Japão pede suporte, antes da liberação de água tratada da usina Fukushima Daiichi
A federação de pesca japonesa pediu ao governo que tomasse medidas para apoiar os pescadores do país antes da liberação, planejada, da água tratada da usina nuclear danificada Fukushima Daiichi, para o mar.
Sakamoto Masanobu, presidente da Federação Nacional das Associações de Cooperativas de Pesca, entregou uma lista de pedidos ao Ministro da Pesca, Nomura Tetsuro, na sexta-feira.
A federação enfatizou a necessidade de o governo ajudar os pescadores a continuar seu trabalho sem ansiedade, antes da liberação da água tratada, programada para, aproximadamente, a primavera do próximo ano.
Especificamente, pediu a criação de um grande fundo de apoio aos pescadores e a expansão das dotações orçamentárias para ajudar a cobrir o aumento do preço dos combustíveis e os custos crescentes da cultura do pescado.
As autoridades disseram que Nomura falou ao chefe da federação que discutirá estes assuntos com os partidos governantes e atenderá os mesmos.
Na quinta-feira, a federação realizou outra reunião com o Ministro da Economia, Comércio e Indústria, Nishimura Yasutoshi.
O chefe da federação disse aos repórteres que a organização continua se opondo ao plano do governo de liberar a água tratada para o mar. Ele acrescentou que o governo deveria fornecer explicações detalhadas sobre a segurança da liberação e possíveis impactos.
Ele também pediu que fosse garantido financiamento suficiente para ajudar a indústria pesqueira, referindo-se ao aumento dos preços dos materiais pesqueiros.
- Chuvas torrenciais matam centenas na Ásia - 1 de dezembro de 2025 5:39 am
- Rússia eleva taxa de veículos importados - 1 de dezembro de 2025 4:25 am
- Ataque a petroleiros russos no Mar Negro - 1 de dezembro de 2025 4:10 am

