Falha o lançamento do foguete Epsilon-6 do Japão
A agência espacial japonesa – JAXA, informa que seu último lançamento de foguetes falhou. A missão foi a primeira série de foguetes Epsilon a transportar satélites comerciais.
A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão diz que o foguete encontrou uma anormalidade, cerca de seis minutos e meio após o seu lançamento, na quarta-feira. Ela enviou um comando para o foguete para autodestruição.
O último modelo, Epsilon-6, deveria ter colocado em órbita oito satélites, dois deles comerciais. A JAXA desenvolveu a série Epsilon como um veículo de lançamento de baixo custo para satélites de pequeno porte. A agência lançou com sucesso os cinco Epsilon anteriores, começando com o primeiro modelo em 2013.
Uma empresa de empreendimento, na cidade de Fukuoka, a iQPS Inc., desenvolveu os satélites comerciais para capturar imagens de alta definição da Terra. Tais imagens são úteis para a realização de avaliações durante desastres. Onishi Shunsuke, presidente da iQPS, disse que o fracasso “servirá como uma experiência valiosa para nós” e uma motivação para fazer melhorias.
JAXA esperava que um lançamento bem-sucedido levasse a novas oportunidades de negócios. O presidente da agência, Yamakawa Hiroshi, disse que identificar com precisão a causa do problema e tomar as medidas adequadas para responder a ele será importante para restaurar a confiança nos foguetes da JAXA.
- Hildegarda de Bingen e a cerveja - 12 de fevereiro de 2026 6:12 am
- Presidente do Irã, Pezeshkian, diz que governo está pronto para ouvir população - 12 de fevereiro de 2026 2:24 am
- Ogawa e Shina anunciam candidatura à liderança do CRA - 12 de fevereiro de 2026 2:05 am
















